A Academia Americana de Pediatria alerta: os posicionadores de sono e as almofadas usadas pelos pequenos podem não ser seguros
Há pais que não relaxam nem mesmo quando seus bebês estão dormindo. E, infelizmente a preocupação ter fundamento. Pelo menos, quando se trata da segurança dos chamados posicionadores de sono – almofadas circulares colocadas dos dois lados da criança para impedir movimentos bruscos. Segundo órgãos americanos, alguns bebês sufocam com o acessório ao tentar mudar de posição durante a noite. “Mas não é preciso pânico”, orienta o pediatra Sylvio Barros, da Sociedade Brasileira de Pediatria. Tire os posicionadores de sono do berço e coloque a criança virada para um dos lados. Assim, ela se movimentará para ficar na posição mais confortável, sem riscos” conclui.
Imagem ilustrativa
PRA DORMIR BEM cada posição tem seus riscos e benefícios. Deixe seu filho escolher o modo no qual se sente mais confortável.
AS MENOS RECOMENDADAS
DE BRUÇOS: ao dormir de barriga para baixo, o bebê respira um ar viciado, que ele mesmo expira. Em alguns casos, principalmente nos menorzinhos, isso pode causar asfixia.
COM ALFOMADAS: os posicionadores de sono foram colocados na berlinda por estarem supostamente relacionados à morte de crianças Por sufocamento. Evite-os sempre que possível.
AS MAIS RECOMENDADAS
DE BARRIGA PRA CIMA: é considerada uma boa posição para o bebê ficar no berço, porque evita alguns casos de morte súbita. Porém, não é uma boa pedida para aqueles que têm refluxo.
DE LADO: há controvérsias. Alguns especialistas orientam que é a melhor posição. Outros associam-na ao risco de a criança rolar e se virar de barriga para baixo.
REVISTA SAUDE É VITAL – JANEIRO 2011 Nº 333
0 comentários:
Postar um comentário